Legitimação de habilidades nas múltiplas inteligências

Ola pessoal, como estão vocês?

Uma pergunta recorrente que recebo das pessoas é porque algumas pessoas conseguem atingir seus objetivos, tem um desempenho muito bom e desenvolvem a alta performance e porque outras em contrapartida parecem não conseguir sair do lugar.

Vários são os aspectos que levam a isso. Mas em especial as pessoas que conseguem um bom desempenho conseguiram também legitimar as habilidades necessárias para atingir tal excelência. Conseguiram desenvolver as múltiplas inteligências.

Você já descobriu seu objetivo de vida. Agora você deve se perguntar: “Quais as habilidades necessito desenvolver para ser aquilo que desejo ser?”, “Qual o perfil de uma pessoa com isto que quero para mim?”

A resposta à estas perguntas é uma série de habilidades e conhecimentos que temos que ter em mente quando falamos em atingir um resultado. Esta é a chave para que você consiga visualizar as oportunidades e estar preparado à elas.

Imagine que você deseja ser um grande esportista em uma determinada área. No meu caso eu desejava (e consegui 10 anos antes) ser um Mestre de Xadrez. Fiquei 14 anos parado sem jogar e voltei em 2014. No início de 2015 (abril) consegui uma titulação de Mestre Internacional de Xadrez (FIDE Arena). Como isso aconteceu? Mágica?

A primeira coisa que me levou de um estágio 1 para o estágio de mestre após tanto tempo fora foi realizar o planejamento das habilidades e conhecimentos que devia desenvolver para este objetivo. Assim cheguei as seguintes conclusões:

  • - Deveria reforçar todos os princípios do jogo (abertura, meio jogo, final, estratégia, tática, etc…) recuperando e desenvolvendo novas habilidades. Assim conseguiria desenvolver a parte técnica. Procurei um treinador para desenvolver estas habilidades em um tempo mais rápido. Alguém que é Mestre Internacional para me encurtar os caminhos (“fazer as pontes”).
  • - Deveria focar em melhorar minha concentração buscando meditar mais e desenvolver atividades que buscassem melhorar meu foco.
  • - Deveria começar a jogar para recuperar ritmo e confiança

Comecei em janeiro de 2014 meu treino focado em meu objetivo.

Em meados de 2015 tomei conhecimento da FIDE Arena, uma Arena online de jogos de xadrez que tinha como recurso após uma sequência de resultados obter a certificação de Mestre de Xadrez. Não tive dúvida. Comecei a jogar e após vários bons resultados consegui final a minha titulação de Mestre Internacional de Xadrez pela Federação Internacional (FIDE).

Isto aconteceu em diversas áreas de minha vida e hoje possuo 11 titulações internacionais, mais de 42 mil pessoas treinadas, 9 livros publicados como co-autor, sou palestrante, empresário, auditor, consultor e coach. Provo todo dia para mim mesmo que as pessoas limitadas à uma área na vida estão desperdiçando sua mente e tempo.

Para que você consiga destaque em alguma área, sendo reconhecido pelo que faz, é necessário que você desenvolva as atividades com maestria. Um dos princípios fundamentais da maestria é o desenvolvimento das múltiplas inteligências, conhecendo muito desta área e de suas interfaces. Isto exige um processo conhecido como CHA: Conhecimento, Habilidade e Atitude, não só em sua área, mas em todas as áreas correlatas, assim você será um profissional completo.

Inteligência técnica e Inteligência social são aliadas fortíssimas neste processo. Desenvolva ambas e conseguirá excelentes resultados. Em alguns momentos parecerão antagônicas, mas lembre-se sempre que são complementares.

Gostaria de repassar à vocês um método simples mas eficaz de conseguir implementar isto:

  • - Defina o que quer e onde quer chegar
  • - Defina qual o CHA deste perfil. Neste ponto se possível converse com pessoas que tem este perfil
  • - Faça um diagnóstico de quais seus pontos fortes e fracos em relação a isso
  • - Com base em seu diagnóstico desenvolva um plano para desenvolver este CHA.
  • - Beba sempre na fonte. Tente obter este conhecimento das pessoas que realmente são referência nisto.
  • - Coloque a lei da gestação a seu favor. Dê tempo ao tempo. Faça um plano realista em relação a variável tempo.
  • - Lembre-se de fazer todos os dias algo que desenvolva uma habilidade. A prática leva à perfeição.
  • - Avalie-se constantemente e faça as devidas correções.

Existem dois times, o dos que realizam e conseguem seus objetivos e os que vivem a vida toda e não os conseguem. Tenho a certeza de que se você leu até aqui está no primeiro time. O segundo time costuma não ler até este ponto.

Faço os votos para que você também conquiste seus objetivos e desenvolva as habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias para isto. Estarei aqui à disposição e torcendo por você. Conquiste o mundo, o seu mundo, este é um direito seu !

Forte abraço !

José Augusto Correa

CEO

Grupo JAC – JAC Consultoria e Treinamento

www.jacconsultoria.com.br 

www.joseaugustocorrea.com.br  

http://www.agapedobrasil.com.br/palestrante/167/Jos%C3%A9%20Augusto%20Correa  

http://www.amplatitude.com.br/contrate/jose-augusto-correa 

Fanpage: https://www.facebook.com/joseaugustocorreapalestrante  

47 3063 0233