Habilidades Essenciais

Ola pessoal!

Hoje vamos falar brevemente de habilidades essenciais para que consigamos um objetivo e como descobri-las, desenvolve-las e assim conseguirmos nos qualificar para atingir este objetivo.

Nos outros artigos abordamos a importância de um objetivo e algumas maneiras para que você alcançasse o mesmo. Hoje porém vamos falar de como se preparar efetivamente para ele e ter reais chances de conseguir o que precisa.

Vamos usar um objetivo hipotético como ir morar em um país estrangeiro, vamos citar aqui para efeitos de exemplo o belo e próspero Canadá.

Você colocou como objetivo que quer passar uma temporada ou viver e trabalhar no Canadá, ótimo, o que fazer agora:

  1. 1 – Descubra tudo sobre seu objetivo: como é o Canadá, qual a língua falada no local que você decidiu morar (eles falam francês e inglês, dependendo do local muda), qual a cultura, economia, o que eles necessitam de profissionais, o que já tem lá, temperatura, etc…
  2. 2 – Você faz a seguinte pergunta: Ótimo, agora o que preciso para conseguir me qualificar? Quais as habilidades que preciso desenvolver? Como busca-las? Isso é de extrema importância e influenciará todo seu plano de ação que é o passo seguinte
  3. 3 – Criar o plano de ação e não procrastinar, executar de verdade, com fé em você mesmo, fé em Deus e sem olhar para trás. O futuro a você pertence !
  4. 4 – Realizar seu objetivo e reconhecer as vitórias.

Os passos 1, 3 e 4 já dediquei outros artigos que você pode encontrar em www.joseaugustocorrea.com.br no blog e nos artigos. Vamos focar no passo 2.

O que faço quando tenho um objetivo e preciso desenvolver habilidades é primeiro me orientar com alguém que realmente conhece ou viveu a situação. Neste caso do Canadá as perguntas básicas seriam:

1 – Conheço alguém que é brasileiro e mora no Canadá?

2 – Conheço alguém que já morou?

3 – Conheço algum especialista em emigração para o Canadá?

Estas são as pessoas que procuraria para ver o que é necessário para ir para o Canadá.

Eu faço isso comumente em minha vida, penso no profissional que preciso ser daqui há 5 anos ou para atingir algum objetivo pessoal específico e procuro o maior especialista acessível no assunto. Ex: preciso conhecer um pouco mais de negociação, melhorar minha negociação. Procuro o Márcio Miranda que é o principal nome do país nisso. Preciso conhecer um pouco mais sobre o que é necessário para ser um Mestre Internacional de Xadrez: busco o meu professor e MI Dragan para me dar o caminho das pedras e as orientações necessárias pois ele já conseguiu isso.

Isso facilita em 200% a caminhada.

Depois de me informar do que é necessário faço o diagnóstico: quais habilidades tenho e são suficientes e quais habilidades não possuo.

Para isto o método de pontuar até 10 sendo 10 o ponto máximo e 1 o ponto mínimo é interessante.

Ex: preciso falar inglês para ir ao Canadá. Como é meu inglês:

  • • 1 – Péssimo
  • • 2 a 4 – variações de péssimo a regular
  • • 5 – regular, me comunico o básico mas não entendo o que é falado
  • • 6 – regular, me comunico o básico e entendo um pouco o que é falado
  • • 7 – me comunico o básico, entendo o que é falado
  • • 8 – Me comunico bem e entendo o que é falado
  • • 9 – Parece que nasci lá
  • • 10 – Sou um expert, reconhecido e falo, penso e como em inglês !

Lembre-se: para seu objetivo, nenhuma nota abaixo de 9 é aceitável, em nenhuma habilidade. Neste ponto a vida é um jogo, a vitória absoluta pertence ao 10 e a vitória pessoal pertence ao 9 e 10.

Imagine-se com notas até 8, e agora?

Buscar me aperfeiçoar nisso. Mas não busque qualquer um, busque alguém efetivamente excelente para ajuda-lo e que consiga te dar o “up” necessário para suprir esta habilidade. Não desperdice tempo e dinheiro com coisas “meia boca”. Se você não tem o dinheiro para investir, ok, guarde e invista certo, mas nunca invista errado.

Com todo o perfil montado, e as habilidades conquistadas (9) você está preparado para seu objetivo em pleno. Acontecendo a oportunidade você imediatamente pode agarra-la. Claro, lembre-se sempre que isto é paralelo a todas as demais ações que você estabelecer no seu plano de ação, mas é importante saber que você está preparado para ter uma alta performance em seu objetivo e ser um profissional pleno e cheio de sucesso.

Na caminhada porém, muitas vezes pessoas tóxicas (que tratarei em outro artigo) tentarão te desanimar. Também “entidades externas” tentarão fazê-lo. E você titubeará, é humano. Quando isso acontecer olhe para si mesmo e diga: eu mereço meu objetivo e ninguém tirará de mim ele ! E siga em frente eliminando de sua vida os que puxam contra.

Forte abraço e agarre seu sucesso, você merece ele !