EAP – Rafael Leitão

SÉRIE DE ENTREVISTAS DE ALTA PERFORMANCE
RAFAEL DUAILIBE LEITÃO

Iniciando a série de entrevistas relativas à Alta Performance vamos entrevistar o Grande Mestre de Xadrez Rafael Leitão que concedeu gentilmente a entrevista abaixo para que conheçamos um pouco mais do que este atleta de alta performance pensa sobre o assunto.

O maranhense Rafael Duailibe Leitão aprendeu a jogar xadrez aos 6 anos de idade e construiu uma carreira de sucesso nos tabuleiros. É o atual campeão brasileiro de xadrez, além de ser o jogador número 1 do Brasil, de acordo com a pontuação da Federação Internacional (FIDE).

   Aos 18 anos, tornou-se o mais jovem brasileiro a alcançar o título de Grande Mestre Internacional (mais alta qualificação no xadrez). Seus principais títulos são:

 •  Campeão Mundial de Xadrez sub-12, em 1991;

•  Campeão Mundial de Xadrez sub-18, em 1996;

•  8 (oito) vezes campeão pan-americano de xadrez;

•  7 (sete) vezes campeão brasileiro de xadrez;

•  Medalha de prata na Olimpíada de Xadrez de Turim, na Itália, em 2006 (melhor colocação de um brasileiro na história da Olimpíada de Xadrez);

•  3º lugar no Campeonato Mundial de Xadrez por Correspondência, em 2012 (resultado que lhe conferiu o título de Grande Mestre Internacional também no xadrez por correspondência, sendo o único brasileiro a possuir a mais alta graduação tanto no xadrez convencional, quanto na modalidade por correspondência).

Vamos à entrevista:

a) Conte-nos um pouco da sua história e de suas conquistas

Comecei a jogar muito cedo, com 6 anos. Meu pai me ensinou e sempre gostei do jogo, tanto da parte de estudo quanto da de competição. Consegui bons resultados nos torneios da minha idade e desde então já sabia que gostaria de ser enxadrista.

b) Para você, o que é “estar em” ou o que é “Alta Performance”?

 Quando você se dedica diariamente e compete com os melhores, quando você se esforça, se concentra, analisa seus erros. Para mim alta performance é estar entre os melhores e trabalhar continuamente para se manter em alto nível.

 c) Quais hábitos você tem/procura ter para se manter em alta performance?

Trabalhar diariamente no meu jogo, manter uma rotina de estudo, manter a motivação, analisar meus erros.

d) Para um esportista, quais os principais e como você buscar implementar eles?

 Todos os que citei acima. Além disso é preciso estar em forma, evitar excessos, fazer treinos específicos de concentração.

 e) Em todas as suas conquistas, como foi que você conseguiu a superação das principais adversidades?

 Isso depende um pouco de cada momento. No meu caso acho que o diferencial foi a persistência. Maus resultados são inevitáveis, mas é preciso ter persistência para não se abalar.

 f) Para que nosso leitor consiga um método prático, qual método de conquista da alta performance você indicaria? (em passos, caso quiser)

 Não acredito que exista uma fórmula mágica. Acho que depende da atividade de cada um e, principalmente, de sua personalidade. O que posso dizer é que em toda a atividade que se queira atingir a excelência é necessário uma dedicação quase fanática e uma tremenda paixão pelo que se faz.

 g) Qual a sua mensagem final para uma pessoa que busca a alta performance em sua vida?

Crie metas, trabalhe duro, acredite nos seus sonhos. O mais importante é a dedicação.