EAP – Antônio Augusto Almeida

SERIE DE ENTREVISTAS DE ALTA PERFORMANCE
ANTONIO AUGUSTO ALMEIDA

 Dando sequência a nossa série de entrevistas hoje entrevisto meu amigo Antônio Augusto Almeida que é palestrante e maratonista.

Com um case pessoal de Sucesso, Superação, Foco, Determinação, Fé e Grandes Desafios, Antonio é atleta Maratonista, atualmente seu currículo conta com mais de 220 provas oficiais, sendo: 10 (Dez) Maratonas, 01 (Hum) Ultramaratona, diversas provas de distâncias variadas, além de algumas provas de Aventura (Montanhas). Entre as provas mais importantes estão a Maratona do Deserto do Atacama no Chile, realizada no último mês de dezembro, concluiu uma das maratonas mais difíceis do mundo que foi um grande desafio e conquista pessoal, destacam-se ainda mais três provas: A Volta do Costão do Santinho em Florianópolis, a Maratona do Rio que após a prova foi convidado para integrar a seleção brasileira máster para o mundial de atletismo e a sua maratona de número 10, que foi realizada no último mês de maio na Maratona de São Paulo.

Hoje, além das palestras que desenvolve no mundo corporativo e com um projeto de palestras que vem realizando para os grandes colégios do Estado de São Paulo com foco para o vestibular, tem os novos projetos ligados as Maratonas do Projeto Eu Sou da Corrida (projeto criado por mim) como:

- 4Maratonas4ElementosNaturais;

- projeto de corrida de aventura;

- as maratonas que já estou inscrito;

Grande incentivador da prática do esporte, defende a bandeira que o esporte é uma excelente ferramenta de transformação, refletindo positivamente na vida pessoal, profissional e social das pessoas.

Em www.eusoudacorrida.com.br ou podem acompanhar minhas provas e trabalhos pela minha página no Facebook Eu Sou da Corrida. Além disso seu email pessoal é : palestras@eusoudacorrida.com.br

Vamos à entrevista:

a) Conte-nos um pouco da sua história e de suas conquistas

 Atuo há 25 anos dentro do segmento Turismo, Eventos & Entretenimento, hoje sou Palestrante e Maratonista do Projeto Eu Sou da Corrida, trabalho com a proposta de transformar novas experiências em excelentes oportunidades, com o tema: a importância da prática esportiva, melhoria na sua qualidade de vida, refletindo positivamente em sua vida pessoal, profissional e social.

 Com um case de sucesso de muita Superação, Foco, Determinação, Fé e Novos Desafios, me tornei um atleta Maratonista, mas nem sempre foi assim, com um incentivo pessoal e pela minha verdade absoluta eu corri literalmente atrás de meus sonhos e hoje consigo trabalhar, ensinar, passar experiência, aprender (sempre) com o que me faz muito feliz profissionalmente, ser palestrante e maratonista.

 Abaixo um link da matéria que saiu na Globo.com Eu Atleta falando sobre meu projeto e trabalho: Palestrante e Maratonista Antonio Augusto Almeida:

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/corridas-e-eventos/maratona-de-sp/noticia/2014/10/eu-vou-augusto-perde-42kg-e-corre-maratona-de-sp-no-treino-para-atacama.html

b) Para você, o que é “estar em” ou o que é “Alta Performance”?

 “estar em” acredito que seja todo e qualquer momento que trabalha para realizar seus sonhos, objetivos e metas. Quando isso acontece (o resultado) você está em sua alta performance, afinal, suas conquistas são resultados positivos de sua melhor performance, se você conquistou é porque precisou de sua alta performance.

“Alta Performance” deve ser a sua busca sempre, pra mim e dentro do mundo das corridas a “Alta Performance” é trabalhar visando sempre as conquistas e seus resultados positivos, quando isso acontece eu fui “Alta performance”.

c) Quais hábitos você tem/procura ter para se manter em alta performance?

Como acredito que minha alta performance está relacionado as minhas metas e por consequência as minhas conquistas, eu procuro ficar ligado 100% nessa direção, ou seja, seguir meu planejamento, ter uma equipe de apoio na qual confio, apoio da família, saber o que estou fazendo, dedicação, resiliência, acordar todos os dias sabendo que faço da busca pela minha melhor alta performance o meu objetivo maior, mas também pela conquistas dos resultados e principalmente, pela minha verdade absoluta, sabendo disso o hábito vira regra.

Tudo junto e misturado = Alta performance.

d) Para um esportista, quais os principais e como você buscar implementar eles?

 Como disse, trabalhar a alta performance no mundo das corridas é algo diário, um treino ruim, sem dedicação, sem concentração, pode significar um treino a menos para suas conquistas.

Todo é qualquer treino perdido, ou realizado de forma não satisfatória, é sinal que não estou em alta performance, é um passo atrás.

Alta performance é trabalhar o seu melhor planejamento, estudar muito, dedicação, superação entre outras formas.

Exemplo: Um dia sem treinar (descanso, que chamamos de “day off”) dentro de um planejamento é um dos treinos mais importantes de uma planilha de planejamento, ou seja, as vezes a sua alta performance está nos momentos que menos você espera.

Alta performance, na minha opinião, podemos dizer que é o resultado de um trabalho bem realizado dentro de um planejamento visando suas conquistas, isso sim é alta performance.

e) Em todas as suas conquistas, como foi que você conseguiu a superação das principais adversidades?

Quando estamos em uma prova de Maratona (42, 195 km) tudo pode acontecer, temos os momentos ruins, os momentos bons, os excelentes, aqueles momentos de usar a cabeça (raciocinar o que fazer), momentos bem delicados, momentos de dores, alegrias, ou seja, na mesma prova passamos por tudo durante os 42, 195 km, com um tempo aprendi muita coisa e a principal delas é saber conhecer o seu corpo e trabalhar a sua mente, mesmo que as vezes as coisas acontecem rapidamente, mas conhecer o corpo e usar a nossa mente, é essencial.

Nas minhas provas procuro tirar o melhor proveito dos momentos bons e excelentes, procuro manter a cautela nos momentos delicados, mas principalmente usar a cabeça para os momentos ruins, na mesma prova os momentos se alternam, então você precisa controlar tudo isso, dizem que a Maratona é feita de 90% de sua condição mental e 10% de sua condição física, não acho que a proporção seja tão assim, mas a condição mental é de extrema importância.

Na Maratona do Deserto do Atacama, após 30 kms tinha uma subida de mais ou menos 800 metros em solo de areia “fofa”, saindo de 2.700 metros de altitude chegando no final da subida aproximadamente com 2.900 metros de altitude, no meio da subida não conseguia olhar pra baixo, daria vertigens, ânsia e passaria mal, um momento mais do que delicado dentro da prova, tanto que nesse local tinha uma equipe de apoio pronta para atender os corredores com médicos, oxigênio e até mesmo prontidão para locomoção de helicóptero caso necessário, nesse momento coloquei em prática o meu trabalho mental, foi fundamental saber que naquele momento o mental seria mais importante que o físico, mesmo porque já havia percorrido 30 kms da maratona, precisava voltar o foco e a concentração para aquele momento e visualizar o meu objetivo, que era concluir a prova….naquele momento, no meio do deserto do atacama, um pouco longe da minha casa, procurei mentalizar a minha verdade absoluta e refletir qual era aquele meu objetivo, isso tudo sem deixar de correr e subir aquela “subidinha”, mas todo o treino, planejamento, dedicação foi colocado em pratica, com um único objetivo, fazer a minha melhor alta performance com um único objetivo, conquistar o deserto.

f) Para que nosso leitor consiga um método prático, qual método de conquista da alta performance você indicaria? (em passos, caso quiser)

 Primeiro: Defina sua meta/objetivo

 Segundo: Faça um planejamento de como alcançar a sua meta/objetivo

 Terceiro: Monte seu planejamento para atingir a sua alta performance sempre.

 Quarto: Como o sonho é essencial e necessário, mas sonho sem realização é ilusão, nossas metas/objetivos precisam estar dentro de nossas possibilidades concretas….então, trace sua meta, sonhe, mas traga tudo o mais perto de sua realidade.

 Quinto: Transpire, lute, desafie, vá pra cima, estude, pense, converse, troque ideias, fique atualizado, tenha Fé, vibre, concentre em sua meta, não desamine, não desista, trabalhe muito e acredite sempre em você.

 Sexto: Comemore suas conquistas sempre, só você sabe o quanto foi difícil conquistá-las, por isso: comemore muito….Mas em seguida comece tudo de novo, você é pelaS suaS conquistaS e não por sua conquista.

 g) Qual a sua mensagem final para uma pessoa que busca a alta performance em sua vida?

Acredito que cada pessoa sabe o que quer da sua vida, mas precisamos buscar nosso melhor sempre, por isso o primeiro passo é saber qual a sua verdade absoluta, por quem e porque você luta todos os dias, à partir dessa informação você acordará e dormirá todos os dias, sem desistir nunca e com a mesma garra do primeiro dia.

Lute por tudo que acredita, só assim saberá que valeu a pena viver.

Correr é vida, viva experiência ao meu lado, Eu Sou da Corrida!