Entrevista de Alta Performance – Márcio Miranda

Dando continuidade em nossa série de entrevistas sobre Alta Performance hoje o entrevistado é meu grande amigo e guru Márcio Miranda que é um dos maiores palestrantes do Brasil e reconhecido como um dos melhores especialistas em negociação do mundo.

Ele é o verdadeiro homem de negócios, sendo considerado um expert em negociação. Iniciou sua carreira, ainda jovem, nos Estados Unidos, onde residiu sete anos e graduou-se em Engenharia Eletrônica, pela Columbia Pacific University na Califórnia. Cursou, também, Marketing e Administração de Empresas na Louisiana State University, University of Houston e University of Wisconsin.

Márcio foi vice-presidente para América Latina da Koehring Cranes and Excavators em Milwaukee, antes de assumir o controle acionário desta empresa aqui no Brasil. Hoje, Márcio é o presidente de um conglomerado constituído de diversas empresas. Profissional dinâmico, eclético e tem se destacado com grande evidência na área de executivos do primeiro escalão das maiores empresas instaladas no Brasil. É autor de 5 livros sobre Negociação e 49 dvd´s de vendas e negociação.

Seus Seminários e Palestras pelo país e exterior (Europa, EUA e África) o mantém num intenso intercâmbio cultural com mais de 3000 profissionais dos mais diversos setores da economia, além de fortalecer seu relacionamento com organizações dos Estados Unidos, América Latina e ex-União Soviética.

Márcio é membro do Comitê de Serviços da Câmara Americana de Comércio em São Paulo, além de ministrar seminários para seus associados e executivos. Também é diretor executivo e fundador da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Rússia.

É presidente da Associação Brasileira de Negociadores, tendo sido o escolhido para treinar os 230 procuradores da Advocacia Geral da União. Professor de negociação em curso de pós graduação (MBA). Sempre que o assunto é negociação ou vendas, a imprensa de maneira geral procura ouvir suas opiniões, contando não só com seus conhecimentos, mas também sua vivência e sucesso nesta atividade.

Foi comentarista da Rede Globo, no programa Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Além disso, Márcio Miranda é membro executivo da American Marketing Association, autor dos bestsellers “Negociando Para Ganhar”, “Tá Fechado!”, “Ganhe Mais Vendendo Valor” e apresentador de consagradas palestras sobre negociação, vendas e desenvolvimento gerencial. Seu nome foi incluído na edição Registry of Global Business Leaders do Who’s Who de fevereiro de 1993. O Who’s Who é a autoridade máxima sobre quem é quem na comunidade internacional de negócios.

Este é o homem que nos fala nesta entrevista e nos instrui sobre alguns pontos a respeito de alta performance, vamos à ela:

a) Conte-nos um pouco da sua história e de suas conquistas

Comecei como estagiário numa fábrica de guindastes nos Estados Unidos. Era o primeiro a chegar e o último a sair, sempre procurando novas informações e questionando porque as coisas aconteciam de determinada maneira. O segmento era muito conservador e inexistia o marketing, todos acreditavam que a qualidade dos equipamentos era um motivo suficiente para o cliente comprar. Aos poucos fui mudando a cabeça dos gestores, fui promovido e passei a fazer parte da área comercial internacional da empresa. Montei uma forte estrutura de marketing, assumimos a liderança mundial do setor e como resultado fui conduzido à vice-presidência do hemisfério ocidental. Com o dinheiro recebido de comissões e bônus consegui, com bastante esforço, comprar o controle acionário da empresa no Brasil e direitos de comercialização na América do Sul. Posteriormente percebi uma grande carência no mercado brasileiro de treinamento prático, que pudesse atender as exigências de um mercado mais exigente em relação a resultados. Criei a Workshop Seminários Práticos em 1984 e a empresa completou recentemente 30 anos de existência no segmento de educação corporativa em Vendas e Negociação.

Fomos também uma das primeiras empresas a lançar vídeos brasileiros de treinamento, bem como cursos em áudio (ainda no tempo de fitas K7). Hoje a Workshop se destaca por estar na vanguarda em conteúdo e utilização de tecnologia visando facilitar o aprendizado de executivos que possuem cada vez menos tempo.

b) Para você, o que é “estar em” ou o que é “Alta Performance”?

Alta performance é quando você consegue se manter continuamente num estado de performance ideal, onde as coisas acontecem de forma natural. Os americanos utilizam o termo Flow para isso. É quando, por exemplo, você está praticando um esporte e seus movimentos são coordenados e precisos, você arrisca e não erra.

c) Quais hábitos você tem/procura ter para se manter em alta performance?

Procuro estar sempre preparado e atualizado, um passo à frente dos meus concorrentes e clientes. Visualizo todo o processo antes e quando estou trabalhando faço a reprise do filme que criei em minha cabeça. Pensamento positivo com um viés prático.

d) Para uma pessoa que está buscando alta performance, quais os principais e como você buscar implementar eles?

Preparação, acreditar em si mesmo, ter uma visão otimista do mundo, muito foco e sangue frio ao executar a tarefa. Controlar as emoções e estar sempre com um novo objetivo, algo que exija um melhoramento contínuo, que não deixe você ficar acomodado.

e) Em todas as suas conquistas, como foi que você conseguiu a superação das principais adversidades?

Com perseverança. Sempre fui tímido e nem em sonho poderia imaginar que seria um palestrante, e muito menos um comentarista da Rede Globo. Busquei aperfeiçoamento, sou auto-suficiente e acredito que as informações estão disponíveis para quem deseja melhorar – basta ter vontade e tenacidade.

f) Para que nosso leitor consiga um método prático, qual método de conquista da alta performance você indicaria? (em passos, caso quiser)

Acho que cada pessoa encontra o seu próprio caminho ou método. O processo básico

comum a todos é o conhecimento, a identificação de pontos fortes e fracos e a luta contínua para melhorar. Não me prenderia a fórmulas e não tentaria copiar ninguém. O benchmark deve ser você mesmo.

g) Qual a sua mensagem final para uma pessoa que busca a alta performance em sua vida?

Não se conforme com o que você tem ou é hoje. Trace um plano de melhoria contínua, identifique as tendências mundiais e vá à luta. Seja um protagonista, o mundo já tem bastante coadjuvantes. E faça tudo isso com bom humor, não há necessidade de estressar.